Esta técnica de apoio ao Surf iniciada pelos surfistas havaianos Laird Hamilton, Buzzy Kerbox e Dave Kalama, entre outros, em meados dos anos 1990, tem grande utilidade para a abordagem a ondas grandes ou com formação demasiado rápida para serem apanhadas apenas na remada.
A zona da Ericeira tem condições de excelência para a prática de Tow-in Surfing, com ondas de formação perfeita que nos dias de maior ondulação. Picos como a praia do Norte, S. Lourenço, a Cave e a Praia do Sul, entre outros são exemplos de ondas de elevada qualidade para o surfing assistido por mota de água, nos dias em que se torna demasiado perigoso, quando não impossível, o acesso aos mesmos sem a proteção e apoio dos meios mecânicos.
O Tow-in-Surfing e as técnicas de resgate associadas são de extrema importância para o desenvolvimento das capacidades dos operadores de socorros a naufragos e, por consequência, da capacidade de preservação da segurança das áreas balneares, como aliás comprova o facto de serem cada vez mais utilizados as motas de àgua e respectivos “sleds” (pranchas de apoio à recolha de naufragos) inventados pelos surfistas para o efeito.
O OCE Ocean Club da Ericeira pretende contribuir para um bom e regulado desenvolvimento desta modalidade, quer na Ericeira quer no resto do país, trabalhando em parceria com a administração do território e a Autoridade Maritima Nacional.