Outrigger Canoeing é um desporto que consiste em corridas utilizando canoas havaianas ou polinésias. A utilização destas canoas para a corrida de vagas de mar, é também possível, conferindo ao desporto uma maior componente recreativa.
Ambas as modalidades têm muita tradição no Havaí, e começam agora a ter alguma expressão na Europa, com especial destaque para a comunidade existente no País Basco, e agora a despontar também em Portugal.
Os tipos de canoas mais usados para corridas competitivas são com apenas um flutuador lateral, quer com seis tripulantes, também designados de OC6, quer de remador único ou OC1.
Nas competições, a duração dos percursos varia de acordo com o tipo de canoa utilizada, com distâncias entre 250 e 500m para OC1 e 500 a 2000m para OC6. Também existem corridas de longa distância com 20 a 30 km de comprimento e corridas de maratona que excedem em muito as distâncias de 42 km. Para participantes com menos de 20 anos, também são realizadas corridas de longa distância de 5 a 8 km.
A maioria das corridas é realizada nas ilhas havaianas, das quais a mais popular é a única corrida masculina chamada Molokaʻi Hoe, que é uma corrida de 69 km entre duas ilhas Molokai e Oahu. A versão feminina da corrida é chamada Na Wahine O Ke Kai.
Quanto à prática de Surfing com a canoa outrigger, é mais popular a utilização de canoas de 4 tripulantes, ou OC4. São muito populares alguns festivais dedicados ao Surfing em OC4, nomeadamente o Bufalo Festival que acontece anualmente em Makaha, na costa Oeste de Maui, no Havaí.
Em Portugal, a modalidade foi introduzida na Ericeira, por Mark Durbano e Miguel Ruivo Ruivo e alguns locais de referência para o Surfing com OC4 foram já identificados, como a Praia do Sul e alguns picos entre esta e a praia do Lizandro, Ribeira D’Ilhas, a Praia de S. Pedro do Estoril, embora muitos outros picos estejam ainda por explorar.